Se os seus filhos tiverem visíveis dificuldades neste campo, é importante que fale com o seu(ua) professor(a). Uma estratégia conjunta será provavelmente mais eficaz.
Organização de Ideias
As sugestões referidas são uma base de trabalho para que a criança pratique a construção de textos. Para o fazer terá que melhorar a capacidade de estruturar as suas ideias, observando, por exemplo, uma sequência lógica (cronológica ou não) na elaboração de um texto.
- com palavras escolhidas pela criança;
- referentes a uma história lida ou ouvida;
- referente a uma gravura.
Pontuação
Eis algumas sugestões que vão ajudar a criança a melhorar. Muitas outras poderão ser utilizadas.
- de pequenos textos.
- de excertos de textos interessantes escolhidos pelo professor;
- de excertos de textos escolhidos pela criança.
Ortografia
Organização de Ideias
As sugestões referidas são uma base de trabalho para que a criança pratique a construção de textos. Para o fazer terá que melhorar a capacidade de estruturar as suas ideias, observando, por exemplo, uma sequência lógica (cronológica ou não) na elaboração de um texto.
- Contar/ler em conjunto histórias, relatos de passeios ou viagens, etc..
- Observação e análise de imagens. Após uma observação conjunta, bem atenta, far-se-á a enumeração de elementos presentes, a sua descrição e poder-se-á construir histórias que são “sugeridas” pelas imagens.
- Organizar excursões. A criança será solicitada a participar na organização da mesma - planeamento, execução, verificação. Fazer um aproveitamento de todas as situações que possam levar a criança a expressar suas ideias, a relatar o que observou, o que lhe chamou atenção, o que lhe despertou maior curiosidade/interesse.
- Construção de frases:
- com palavras escolhidas pela criança;
- referentes a uma história lida ou ouvida;
- referente a uma gravura.
- Fazer cópias de excertos de textos escolhidos pelas crianças (em prosa e verso).
- Leituras.
- Poesias e quadras.
- Redacção de avisos, recados, etc..
Pontuação
Eis algumas sugestões que vão ajudar a criança a melhorar. Muitas outras poderão ser utilizadas.
- Cópias, seleccionadas pela criança:
- de pequenos textos.
- Leituras, partilhadas ou não:
- de excertos de textos interessantes escolhidos pelo professor;
- de excertos de textos escolhidos pela criança.
- Redacção de avisos, inclusive para fixar na própria casa da criança (Implica uma explicação prévia do professor/de um dos pais quanto à pontuação a ser utilizada).
Ortografia
- Ditado (exercício).
- Leitura, com especial enfoque nas palavras cuja grafia a criança deve fixar.
- Cópias motivadas de textos pelos quais a criança demonstre clara preferência.