Texto
Texto, uma editora do grupo LeYa leYa

Ajude os seus filhos a... melhorar a ortografia

Se os seus filhos tiverem visíveis dificuldades neste campo, é importante que fale com o seu(ua) professor(a). Uma estratégia conjunta será provavelmente mais eficaz.

Organização de Ideias

As sugestões referidas são uma base de trabalho para que a criança pratique a construção de textos. Para o fazer terá que melhorar a capacidade de estruturar as suas ideias, observando, por exemplo, uma sequência lógica (cronológica ou não) na elaboração de um texto.

  • Contar/ler em conjunto histórias, relatos de passeios ou viagens, etc..
  • Observação e análise de imagens. Após uma observação conjunta, bem atenta, far-se-á a enumeração de elementos presentes, a sua descrição e poder-se-á construir histórias que são “sugeridas” pelas imagens.
  • Organizar excursões. A criança será solicitada a participar na organização da mesma - planeamento, execução, verificação. Fazer um aproveitamento de todas as situações que possam levar a criança a expressar suas ideias, a relatar o que observou, o que lhe chamou atenção, o que lhe despertou maior curiosidade/interesse.
  • Construção de frases:
- com palavras apresentadas pelo(a) pai/mãe/avós;
- com palavras escolhidas pela criança;
- referentes a uma história lida ou ouvida;
- referente a uma gravura.

  • Fazer cópias de excertos de textos escolhidos pelas crianças (em prosa e verso).
  • Leituras.
  • Poesias e quadras.
  • Redacção de avisos, recados, etc..

Pontuação


Eis algumas sugestões que vão ajudar a criança a melhorar. Muitas outras poderão ser utilizadas.

  • Cópias, seleccionadas pela criança:
- de frases;
- de pequenos textos.

  • Leituras, partilhadas ou não:
- de histórias que a criança aprecia ou cujos temas sabe serem do seu agrado;
- de excertos de textos interessantes escolhidos pelo professor;
- de excertos de textos escolhidos pela criança.

  • Redacção de avisos, inclusive para fixar na própria casa da criança (Implica uma explicação prévia do professor/de um dos pais quanto à pontuação a ser utilizada).

Ortografia


  • Ditado (exercício).

  • Leitura, com especial enfoque nas palavras cuja grafia a criança deve fixar.

  • Cópias motivadas de textos pelos quais a criança demonstre clara preferência.