Texto
Texto, uma editora do grupo LeYa leYa

Cyberbullying: ensine os mais jovens a proteger-se

O que é Cyberbullying

Cyberbullying é o acto – levado a cabo por uma pessoa ou grupo de pessoas – de, intencionalmente, fazendo uso das novas tecnologias da informação, denegrir, ameaçar, humilhar ou executar qualquer outro acto mal-intencionado dirigido a outra pessoa.
É um comportamento inaceitável e incorrecto, que não deve ser desvalorizado ou ignorado ainda que (o que, infelizmente, é frequente) seja protagonizado por jovens.

Como proteger-se

Eis alguns conselhos que poderá dar a crianças e jovens caso estes recebam mensagens ofensivas no seu telemóvel, no seu perfil numa rede social (Hi5, MySpace, Facebook, entre outros) ou quando estão a jogar online.


• Não responder a mensagens que têm como objectivo ofender ou aborrecer quem as recebe. Ao responder pode-se estar a encorajar o agressor.

• Guardar a mensagem. Embora não seja agradável, esta pode servir de prova caso o assunto assuma proporções tais que seja necessária a intervenção de entidades especializadas.

• Reportar os problemas a pessoas que possam ajudar a resolvê-los (exemplo: os administradores dos sites onde a mensagem foi recebida). Qualquer situação ilegal deve ser denunciada às autoridades.

• Bloquear o remetente. Ninguém é obrigado a suportar alguém que só pretende aborrecer - bloquear remetentes indesejados!

• Relatar a situação a alguém de confiança. Falar com os pais, amigos ou professores é normalmente o primeiro passo para lidar com qualquer problema.

• Respeitar-se a si próprio e aos outros - estar online é bastante público e bastante real, apesar de não parecer. Cada utilizador deve conhecer os seus direitos.


Se acha que a imagem vale mais que as palavras, veja este vídeo:

Para obter informação mais detalhada sobre segurança na Internet, consultar:

http://www.internetsegura.pt



Fonte: www.keepcontrol.eu/